5 coisas que o BI faz pela sua empresa


O Business Intelligence é um método de coleta e análise de dados, provenientes de diversas fontes, quer estejam estruturados ou não. Essa técnica fornece informações úteis sobre a organização, facilitando seu monitoramento, oferecendo o suporte adequado à gestão e permitindo uma interpretação facilitada destes dados.  

Além de oferecer um panorama geral detalhado, combinando dados de diversas fontes, é possível visualizar o histórico das operações de negócios, a visão atual e fazer previsões. Os benefícios de utilizar esta técnica são muitos, por isso, vamos te apresentar, neste post, 5 coisas que o BI faz pela sua empresa.  

1. Compreensão do comportamento de clientes 

Com o BI é possível, a partir dos dados gerados pelos clientes, realizar análises e compreender seu comportamento de forma mais consistente. Assim, as organizações conseguem transformar seus dados em inteligência de negócio e usá-los para prever comportamentos, tendências de consumo, entre outros traços específicos da sua clientela.   

2. Aumento da vantagem competitiva 

Tendo informações relevantes à sua disposição, como tamanho de mercado, posicionamento da sua própria empresa e de seus concorrentes e cruzando esses dados com a inteligência sobre seus clientes, as decisões podem ser mais rápidas e corretas, o que, inerentemente, aumenta a competitividade da sua empresa. Por isso, a inteligência de negócios deve ser utilizada em empresas de qualquer tamanho e segmento, para transformar as informações em valor para o negócio.  

3. Padronização de métricas 

Métricas podem variar de acordo com os setores e profissionais de uma organização, com o Business Intelligence, é possível ter uma visão geral e homogênea dos processos. Dessa forma, as análises serão provenientes de um sistema integrado e as métricas, padronizadas. Unificando, assim, o entendimento de todos os colaboradores sobre as métricas, uma vez que todos saberão o que as informações significam naquele contexto.        

4. Dados sempre atualizados 

Utilizando o BI, seus dados são atualizados constantemente, assim, é possível consultar os números mais recentes sempre que for necessário. Desde dados transacionais, até fluxo de caixa e valores recebíveis, todos podem ser visualizados da forma mais atualizada possível naquele dia, o mais atualizados, quanto for possível, naquele dia.  

5. Revisão de processos internos 

Por meio do Business Intelligence também é possível captar dados referentes a processos internos da sua organização. A partir deles, você terá um panorama de dos fluxos internos e maior compreensão do que pode ser enxugado, redimensionado ou ampliado. Além disso, utilizar a inteligência de negócio antes de iniciar um processo ajuda a reduzir o tempo e os custos de seu desenvolvimento.  

Como você viu, o BI é útil em diversas áreas de uma empresa. Seus benefícios são vários e ele pode ser usado para ajudar nas decisões de uma grande variedade de negócios. Sua atuação se dá desde o administrativo, indo também do operacional ao estratégico. Para conhecer mais sobre Business Intelligence e saber como ele pode ajudar sua organização a crescer cada vez mais, conte com a QDois.

Comentários

Últimas postagens