9 riscos de não realizar análise de dados

pilha de cartas com o logo da QDois na lateral

A análise de dados é uma prática que vem conquistando os gestores e se tornando cada dia mais essencial para as organizações, auxiliando na tomada de decisões e potencializando os lucros. Por meio dela, é possível compreender melhor a situação de uma empresa e tomar decisões com base em fatos reais. 

Os benefícios do data analytics são muitos, mas sua não realização pode colocar a empresa em risco. Por isso, fizemos este post, que vai te mostrar a importância desta ferramenta para suas estratégias e os perigos que a organização corre ao optar por não realizá-la. 
1. Desenvolver produtos que não atendam as necessidades do público
O desenvolvimento de produtos que não estejam alinhados com as necessidades dos clientes pode ser um grande problema para uma empresa. Isso pode ser facilmente contornado pela análise de dados, para estudar a adoção de seus produtos e novas funcionalidades. Dessa forma, ao desenvolvê-los, essas empresas têm acesso a informações que revelarão suas reais necessidades, isso facilita a priorização de atividades dentro da empresa e direciona seus esforços. Garante-se, assim, que serão desenvolvidas funcionalidades bem aceitas pelo público. 
2. Perder oportunidades de criar soluções úteis
Para criar soluções úteis é preciso conhecer as necessidades do mercado. A análise de dados fornece informações que permitem conhecer as dores e demandas dos clientes. Assim, é possível desenvolver soluções para problemas que ainda não foram resolvidos, ampliando suas possibilidades de conquista de novos mercados. Por isso, a análise de dados é uma prática de empresas que se tornaram líderes de mercado.
3. Não atender o cliente conforme as expectativas dele
Extrapolar o tempo de resposta desejado, não oferecer atendimento personalizado, não resolver completamente um problema, não fornecer a solução em tempo hábil. Os problemas de atendimento são vários e todos eles devem ser evitados. Por meio do data analytics você terá informações sobre seu cliente e as expectativas dele com relação ao atendimento e e serviço, podendo assim, trabalhar para atendê-lo conforme suas expectativas e necessidades.  
4. Oferecer um serviço inútil
Investir em uma solução inútil para seu cliente pode ser um tiro no pé. No entanto, para oferecer algo que seja realmente efetivo, é necessário conhecer as necessidades e expectativas do público sobre aquele serviço. Com as informações fornecidas a partir de uma análise, seus clientes serão conhecidos, bem como suas necessidades, fazendo com que seja mais fácil oferecer um serviço adequado.  

5. Não se diferenciar da concorrência
Não oferecer vantagem competitiva sobre a concorrência pode ser problemático para sua empresa, pois é a diferenciação do produto ou serviço que vai proporcionar seu sucesso. Por meio da análise de dados, é possível identificar as oportunidades no mercado e criar estratégias para diferenciar-se da concorrência, fazendo com que sua empresa se destaque das demais  e tenha sucesso. 
6. Deixar de conquistar novos mercados e fidelizar clientes
Para conquistar mercados, atrair e fidelizar clientes, é preciso ter informações precisas e sólidas sobres eles, a partir disso, é possível saber quais estratégias adotar. Sem a posse dessas informações, fica muito mais difícil conseguir esse feito, uma vez que a conquista se dará na base de tentativa e erro, e não dá pra atirar no escuro quando se trata da sua base de clientes. 
7. Deixar de reconhecer parcerias estratégicas
Conhecendo bem o mercado, é possível identificar parcerias que podem ser benéficas, tanto para sua empresa, quanto para outras. Mas, para fazer essa escolha é necessário conhecer as oportunidades e os possíveis parceiros. Mais uma vez, a análise de dados torna esse processo muito mais fácil e seguro, para não fazer escolhas que sejam arriscadas para sua organização. 
8. Não lucrar o quanto poderia 
Por meio da análise de dados, você visualiza as informações relevantes e consegue compreender o impacto das suas decisões estratégicas para a organização. Sem informações consistentes e atualizadas a respeito da situação da empresa, você corre o risco de perder oportunidades de obter mais lucros, no entanto, de posse dessas informações, é possível identificar oportunidades e investir em escolhas que vão te fazer crescer mais. 
9. Tomar decisões estratégicas equivocadas
As decisões tomadas em uma organização devem ser avaliadas com cuidado para não prejudicar o andamento do negócio. Com a análise de dados, é possível fazer escolhas estratégicas, baseadas em informações pertinentes, que mostrarão novos insights sobre sua empresa. É possível visualizar os impactos provenientes dasações anteriores e entender que tipo de estratégia é realmente benéfica e surtirá o efeito desejado. 

A análise de dados tem ajudado várias empresas, de diversos tamanhos e setores a crescer e lucrar mais, por isso, seu uso vem se tornando constante nas organizações de sucesso. Agora que você sabe porque ela é tão importante e como pode impactar no crescimento da sua organização, trazendo impactos positivos, vamos conversar sobre como esta tecnologia pode ajudar a sua empresa?

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